top of page

Liberação Miofacial

Você em primeiro lugar

Em toda a nossa musculatura existem pontos que se tornam dolorosos quando ativados durante uma lesão muscular, estresse físico ou emocional, sapatos desgastados, fadiga muscular e fatores nutricionais (deficiência de vitamina). Após o trauma haverá formação de um nódulo, que se tornará ativo ou quente ao toque. Estas áreas de hipersensibilidade dentro dos músculos são denominadas de trigger points ou pontos gatilhos.

massagem
Liberação Miofacial: Serviços

O que é liberação Miofacial

É uma técnica de relaxamento muscular recomendada a quem pratique algum tipo de atividade física que exija um relaxamento prévio ou posterior dos músculos, e também para o alivio da dor causada por tensão muscular.
Os músculos são envolvidos por um tecido chamado “fáscia” a qual sua função é: potencializar os movimentos; facilitar a contração muscular; amenizam as tensões dos movimentos.
A fáscia é um órgão repleto de fibras nervosas ou “neurônios sensoriais” e tem reações de dor, quando comprometida tem como consequência a rigidez.
A técnica da liberação miofascial é indicada, portanto, como a melhor solução para o “destravamento” dessas fáscias.
O nome dessa manobra é o resultado dos termos: mio = músculo + fáscia = tecido conjuntivo. É uma técnica de massagem aplicada em determinadas regiões do corpo, com a função de eliminar os pequenos nódulos (trigger points ou pontos gatilhos) de tensão muscular resultante do enrijecimento dessas fáscias que recobrem os músculos.
Atividades em excesso (atletas), falta de um acompanhamento profissional, postura incorreta, movimentos mal executados, estresse, ansiedade, entre outras situações, podem comprometer gravemente as estruturas desse órgão.

Liberação Miofacial: Texto
bottom of page