Ozonioterapia
A ozonioterapia é feita a partir da mistura dos gases de ozônio e oxigênio, é uma modalidade oxidativa e um método terapêutico eficaz que ajuda a aumentar a oxigenação, desintoxicação e estimulação imunológica. O ozônio é composto de três átomos de oxigênio em vez de dois. A formação do Ozônio (O3) ocorre através de uma sobrecarga elétrica no oxigênio (O2), esse se rompe e se liga novamente em 3 moléculas formando ozônio e dá-lhe todas as suas notáveis propriedades médicas.
Você pode saber da presença de ozônio como um componente natural em nosso ambiente (pense o cheiro após uma tempestade de raios). O que a maioria não sabe é que o ozônio é um poderoso oxidante e potencializado da fisiologia humana que estimula todos os tipos de atividade fisiológica. A terapia de ozônio funciona aumentando a utilização de oxigênio que, por sua vez, auxilia na função do órgão, regulação hormonal, anti-envelhecimento, digestão, eliminação, reprodução, memória e muitas outras funções.
O ozônio foi descoberto em 1840 pelo pesquisador alemão Dr. Christian Friedrich Schoenbein . Em 1950 o fisico Dr. Weber Von Siemens desenvolveu o primeiro gerador de ozônio. Em 1914-1918 durante a 1º guerra mundial, médicos alemães e ingleses começaram usar o ozonio para tratamento de feridas em soldados.
Hoje, a terapia médica de ozônio é comum em clínicas médicas europeias, e seu uso vem se espalhando gradualmente na América. Esta terapia biológica é frequentemente administrada para todas as doenças infecciosas, bem como condições crônicas como síndrome da fadiga crônica, artrite, doença de Alzheimer, esclerose múltipla, demência, fibromialgia, doenças cardíacas e muito mais.
indicações e benefícios da Terapia de Ozônio
A ozonioterapia pode ser usada como complemento de um tratamento ou como uma ação isolada e tem ação benéfica comprovada em mais de 250 doenças, alguns exemplos que podem ser cuidados com ozonioterapia são:
Infecções de todo tipo;
Cicatrização de feridas antigas;
Cicatrização de feridas pós operatórias;
Queimaduras;
Doenças auto imunes;
Autismo;
Dores articulares causadas por doenças inflamatórias crônicas;
Auxilio no tratamento de câncer, minimizando efeitos colaterais;
Doenças virais;
Hérnia de disco;
Varizes e hemorroidas;
inflamações intestinais crônicas;
Condições e doenças de idosos;
Disfunções estéticas;
Essa pequena lista de indicações é apenas uma demonstração de quantas frentes a ozonioterapia pode atuar e apresentar resultados satisfatórios.
Aqui está como funciona
Para cada situação existe uma forma diferente de prescrever e usar o ozônio, por isso a primeira coisa que vc precisa saber sobre o tratamento com a ozonioterapia é que o modo de aplicação pode ser feito com mais de uma opção e isso estará diretamente ligado ao tipo de enfermidade para qual o tratamento será usado.
A combinação dos gases medicinais é em media 95% oxigênio e 5% ozônio.
As sessões duram em média 30 minutos e a periodicidade será proposta após avaliação.
Fomas de aplicação da ozonioterapia
Aplicações locais subcutânea
As aplicações de ozônio são administradas para quase todas as articulações do nosso corpo de forma subcutânea, incluindo coluna cotovelos, joelhos, quadris, ombros, tornozelos e dedos, pulsos e essencialmente toda a cartilagem e tendões encontrados no corpo, na primeira sessão já é possível começar a desfrutar dos efeitos analgésicos
Há também aplicações subcutâneas para estética que visam combater:
Gordura Localizada;
Flacidez;
Celulite;
Rugas;
Olheiras;
Microvarizes;
Manchas na pele;
Queda de cabelo;
Queloides;
Fibroses pós cirurgia plástica
Insuflações retal
O gás é absorvido pela mucosa do intestino, proporcionando os efeitos imediatos de melhoria do metabolismo das células, da respiração e da oxigenação celular.
Melhora a flexibilidade dos glóbulos vermelhos estimula a circulação sanguínea de todo corpo. Sua ação fungicida, bactericida e antiviral também é muito significativa contra inúmeras patologias.
Além de ativar os sistemas antioxidantes do organismo, a insuflação retal tem um poderoso efeito anti-inflamatório, aumenta a saturação de oxigênio do sangue.
Insuflação vaginal
É indicada para casos de infecções vaginais, destaca-se no uso para candidíase de repetição e endometriose, é feita de maneira indolor via sonda plástica.
Autohemoterapia menor
É feita a retirada de uma pequena quantidade de sangue 3 a 5ml misturando esse sangue com o ozônio que se encontra previamente na seringa e injeta-se na musculatura.
O objetivo é estimular a imunidade através do aumento de macrófagos responsáveis por limpar todas as células não saudáveis do organismo.
Ozônio em BAG
Esse procedimento é indicado principalmente para o tratamento de úlceras nas pernas, gangrena, infecções por fungo, queimaduras e feridas de cicatrização lenta. Para isso um plástico especial é colocado no entorno da área que será tratada e a mistura de oxigênio e ozônio é bombeada para dentro do saco e absorvida pela pele.
Aplicação de ozônio auricular
O ozônio por se tratar de um agente bactericida fungicida e virucida , quando injetado via auricular, vai diretamente para os seios da face, auxiliando principalmente nos processos virais iniciais, sinusite e outros tratamentos que se beneficiam da oxigenação local.
Óleo ozonizado
o Óleo mais comum é o de girassol ozonizado Pode ser utilizado em adultos, crianças e animais. Tem rápido efeito em cicatrizações, tem função antibiótica e antinflamatória local
Usado em tratamento de fungos e outro problemas de pele. Hoje em dia se usa muito também óvulos e capsulas de óleo ozonizado manipulados em farmácias para ingerir ou introduzir via vaginal ou retal.
Portal Terapêutico + Terapia de Ozônio
A experiência clínica mostrou que a terapia de ozônio pode ser usada para uma série de condições e problemas e que os benefícios incluem:
O uso da ozonoterapia só é realizado em pacientes após uma avaliação inicial aprofundada revelar que seria necessário para o seu programa personalizado de tratamento. Como cada pessoa é única, e suas necessidades de saúde são diferentes, não há um protocolo definido para o uso da terapia de ozônio nem o paciente é capaz de solicitar o uso desta terapia se a equipe achar que não seria tão útil quanto outro tratamento ou combinação específica de terapias. O objetivo final é a restauração completa da saúde da forma mais eficiente e segura, e com tantas opções terapêuticas, é impossível saber se a terapia de ozônio é adequada para você sem uma avaliação inicial em nossa clínica.
Pronto para ver se a Terapia de Ozônio e Portal Terapêutico são certas para você?
Ciência e Segurança
Desde a década de 1950, a terapia com ozônio ganhou popularidade em todo o mundo.
A terapia de ozônio é usada por mais de 40.000 médicos em mais de 50 países, e seus efeitos são comprovados, consistentes, seguros e com efeitos colaterais mínimos e evitáveis.